“Não há ação humana mais antiga e sustentável que a transmissão,
produção e transformação do conhecimento e das habilidades humanas (Educação)
com o objetivo de manter, conservar, perpetuar a sobrevivência humana!”
G.K.Chesterton
[1874-1936]
Gilbert Keith Chesterton foi um escritor, poeta,
narrador, ensaísta, jornalista, historiador, biógrafo, teólogo, filósofo,
desenhista e conferencista britânico.
Sustentável: aquilo que pode ser sustentado; passível de sustentação; defensável, suportável.
Sustentabilidade é uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado tempo.
Uma boa e atual definição
para sustentabilidade, por didática, é: a capacidade de se
sustentar ou de se manter aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais
da sociedade humana.
O termo
"sustentável" vem do latim sustentare (sustentar; perpetuar, conservar; defender; argumentar;
favorecer, apoiar; garantir; cuidar, proteger), mas o conceito de
sustentabilidade, como o conhecemos hoje, começou a ser delineado na primeira
Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, realizada em Estocolmo
(Suécia), em 1972, que foi a primeira grande reunião internacional para
discutir as atividades humanas em relação ao meio ambiente.
Não obstante a modernidade
do termo sustentabilidade e da sua (re)significação, cujo foco tem sido orientado
a um perseguido equilíbrio entre o economicamente viável, o ecologicamente
correto e o socialmente justo, o conceito de sustentabilidade como sendo a
capacidade de um processo ou sistema (objeto) manter ou permanecer em um certo
nível de funcionamento por um determinado tempo, sempre foi o mesmo.
Há quem defenda que
o que tem provocado essa (re)significação do termo sustentabilidade é
simplesmente a mudança no paradigma de percepção de quantidades: antes
propunha-se a permanência do nível de funcionamento do sistema (econômico) a
qualquer custo e por tempo indeterminado, porque acreditava-se que os recursos
naturais do planeta, por grandiosos e incomensuráveis, seriam infinitos; agora
começa-se a perceber que os recursos naturais, ainda que disponíveis em enormes
quantidades, são finitos e mais facilmente esgotáveis do que se gostaria ou
precisaríamos que fossem.
Parece mais
defensável, contudo, que tal ressignificação esteja sendo produzida pela evolução
natural do paradigma do objeto da sustentabilidade, ou seja, do processo ou
sistema que se quer manter em certo nível de funcionamento, que é a
sobrevivência humana:
1)
Primeiro o objeto da sustentabilidade era a sobrevivência individual:
desenvolveram-se habilidades (viver em grupos, em árvores, em cavernas, usar
peles de animais mortos, caçar etc);
2)
Depois passou a ser a sobrevivência de um grupo: desenvolveram-se
ferramentas, instrumentos e mais habilidades (viver em grupos para se defender,
domesticar animais, cultivar, construir, combater etc);
3)
Em seguida passou a ser a sobrevivência de um povo: desenvolveram-se
armas, navios, moedas e novas habilidades (viver em cidades, navegar,
comercializar, guerrear, usar diplomacia etc);
4)
Mais adiante o objeto passou a ser a sobrevivência de uma sociedade:
desenvolveram-se as navegações, a produção industrial, o comércio internacional
e mais habilidades (teorias e práticas de administração, economia, etc);
5)
Agora esse objeto parece caminhar para a sobrevivência de uma espécie: a
espécie humana. A humanidade começa a perceber e a sentir que os recursos
naturais são esgotáveis, não obstante sua abundância, mudando seu paradigma de
percepção de quantidades (teorias e práticas de ecologia, meio ambiente, busca
de práticas alternativas de consumo, de geração de energia, de produção, de economia,
etc);
O conceito mais atual e
sintético é o de que sustentabilidade é o equilíbrio entre eficiência
econômica, preservação ecológica e equidade social.
Se por um lado a
sustentabilidade tem passado, desde sempre, por várias fases, significações e
ressignificações, conforme seu objeto, algumas ações orientadas à
sustentabilidade, por outro lado, tem sido mais constantes.
Da perspectiva de
sobrevivência humana a ação mais constante (por presente em todas as épocas ou fases),
eficiente (por capaz de gerar transformações) e sustentável (por
capaz de manter a si mesma e ao objeto a que se destina) é a Educação.
A Educação consiste
fundamentalmente em transmitir conhecimentos e habilidades para as gerações futuras
e complementarmente em gerar e/ou transformar conhecimentos e habilidades de
forma a tentar perpetuar essa transmissão, ainda que para isso tenha que
perpetuar a existência de gerações futuras. Seu objetivo é sustentar e manter os mais diversos aspectos da vida
humana (econômicos, sociais, culturais, profissionais, ambientais).
Como disse, de forma
muito apropriada, o escritor e crítico Inglês, Gilbert Keith Chesterton, (29/05/1874
- 14/06/1936): “a educação é simplesmente a alma de uma sociedade a passar
de uma geração para a outra”. E é essa passagem de conhecimentos e
habilidades, que o escritor chamou de “alma da sociedade”, que torna
sustentável a sobrevivência da mesma, ou seja, que perpetua essa sobrevivência.
Não há ação humana mais
antiga e sustentável que a transmissão, produção e transformação do
conhecimento e das habilidades humanas (Educação) com o objetivo de manter,
conservar, perpetuar a sobrevivência humana!
Se queremos um mundo mais
sustentável, por necessidade, temos que investir em educação, por prioridade!
Porque ao contrário
do que diga um “comum”, ainda que no exercício do “nobre” cargo de Ministro da
Fazenda de um país sempre mantido à conta de “país do futuro”, investir maior
percentual do Produto Interno Bruto em Educação não leva país algum a
“quebrar”, pois como disse certa vez um “comum” que se fez “nobre”, por Nobel
em Economia, Sir William Arthur Lewis: “Educação nunca foi despesa. Sempre
foi investimento com retorno garantido”.
Sir William Arthur Lewis
foi um economista britânico. Foi laureado com o Prémio de Ciências Económicas
em Memória de Alfred Nobel de 1979, tornando-se o primeiro negro a ganhar um
Prêmio Nobel em uma categoria diferente da paz.
Leia mais sobre sustentabilidade / educação:
Fazer
melhor e pior ao mesmo tempo!
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sustentabilidade
http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/sustentabilidade.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sustentabilidade
http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/sustentabilidade.htm
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