quinta-feira, 21 de novembro de 2013

A mais gritante corrupção.

                                                                                       

 “A verdade se corrompe tanto com a mentira como com o silêncio.” (Cícero)
                                                                                       
A corrupção mais gritante na sociedade atual, como já visto em textos da internet (segue abaixo lista de alguns deles), é a corrupção silenciosa. Aquela que não faz ruído, que não é difundida, que não aparece e que muitas vezes nem é percebida.

Caráter e Corrupção! (10/09/2012);

Jorge Arbache, em recente artigo (19/11/2013) no Valor Econômico (abaixo reproduzido), também discorre sobre essa corrupção e apresenta uma possibilidade de esperança, por meio de sugestões que podem, se conjuntamente aplicadas, combater essa corrupção silenciosa, partindo de uma premissa que ele cita sem especificar: a organização da sociedade civil para monitoramento dos serviços prestados pelo estado.

Leia também sobre essa premissa:


Jorge Arbache *
 Valor Econômico

Qual é a relação entre aumento da incidência de infecções tratáveis, abandono da escola pelas crianças, baixa produtividade e corrupção? Em princípio, nenhuma. Isto porque a corrupção, como a conhecemos popularmente, é identificada como desvios de conduta envolvendo políticos ou servidores públicos e quantias vultosas em troca de favorecimento de interesses de terceiros. Não por acaso, os debates públicos e as políticas anticorrupção têm sido talhadas para dar conta desse tipo de prática.

Mas, por reconhecerem a influência da corrupção na disponibilidade de recursos destinados à prestação de serviços públicos, estudos recentes passaram a dedicar maior atenção à detecção de práticas corruptas nas linhas de frente da prestação daqueles serviços. Amparados por uma nova geração de pesquisas de campo sobre qualidade da prestação de serviços públicos, os estudos acabaram por identificar relações ainda mais complexas. Emergiram evidências de vários tipos de práticas que nem sempre envolvem trocas de dinheiro, mas que, ainda assim, podem ser consideradas desvios de conduta. Dentre elas, incluem-se desvios observáveis, como o absenteísmo, e desvios difíceis de observar, como falta de comprometimento com o trabalho, omissão e uso de informações privilegiadas ou de influência do cargo para burlar ou influenciar regras e procedimentos em benefício pessoal.

Esses desvios de comportamento dão lugar a uma discussão mais abrangente sobre corrupção. A “corrupção silenciosa”, que consiste em desvios da conduta esperada, não envolve trocas monetárias e geralmente é pouco notada, mas pode ter efeitos deletérios significativos para indivíduos, famílias e até para toda uma nação. A forma convencional ou “ruidosa” de corrupção seria apenas a “ponta do iceberg”, enquanto a corrupção silenciosa situa-se abaixo da superfície e trata de questões complementares às formas mais visíveis de corrupção. Afinal, como classificar evidências de que um elevadíssimo percentual de professores primários de países da África não comparece à escola, ou, se comparece, não está em sala de aula nos horários designados? O desvio do comportamento esperado dos prestadores de serviços amplia, justificadamente, a noção de corrupção.

Mais gastos do governo não incorrem necessariamente na melhoria dos serviços públicos

A analogia do iceberg é útil para trazer à tona outras características da corrupção silenciosa. Primeiro, diferente da corrupção convencional, a silenciosa afeta direta e potencialmente muitas pessoas por meio, por exemplo, das interações entre provedores de saúde e pacientes; professores e alunos; policiais e suspeitos; fiscais de obras e construtoras; e fiscais de vigilância sanitária e restaurantes. Segundo, a corrupção silenciosa fomenta a noção de que práticas condenáveis dos prestadores de serviços são algo inevitável, alimentando desconfiança generalizada em relação às instituições públicas. Terceiro, a corrupção silenciosa afeta particularmente os grupos vulneráveis, como pobres, crianças, idosos e deficientes físicos, que são mais dependentes dos serviços públicos. Quarto, a corrupção silenciosa tem, muitas vezes, profundas consequências de longo prazo em nível individual e coletivo. E quinto, a corrupção silenciosa é um fenômeno universal, embora seja mais proeminente em países em desenvolvimento.

A noção de corrupção silenciosa ajuda a explicar porque mais gastos do governo não incorrem necessariamente na melhoria dos serviços públicos e destaca questões fundamentais para o desenho de estratégias e políticas públicas focadas em resultados. Evidências empíricas mostram que absenteísmo, descaso ou mesmo pouco empenho no cumprimento de tarefas e procedimentos básicos por parte de agentes públicos podem ter efeitos permanentes, por exemplo, nas competências cognitivas de crianças, aumento da transmissão vertical do vírus da HIV, elevação da incidência de óbitos por malária, perda de interesse e abandono da escola pelas crianças ou desinteresse pela abertura de empresas e realização de investimentos produtivos.

A boa notícia é que a corrupção silenciosa pode ser enfrentada. O aumento da disseminação de informações sobre orçamentos, projetos, indicadores de resultado e monitoramento pela sociedade civil pode melhorar a qualidade dos serviços públicos, reduzir desperdícios, absenteísmo e vazamento de recursos. Evidências de vários países mostram ser possível melhorar a prestação de serviços quando cresce a determinação do governo em lidar com a corrupção silenciosa.

Embora não exista uma “receita universal” a se recomendar, lideranças comprometidas com o combate à corrupção, aperfeiçoamento das instituições anticorrupção, aumento da transparência e da “accountability”, formação de recursos humanos qualificados em governança pública, fortalecimento do “enforcement” e dos controles administrativos e descentralização governamental parecem ser requisitos necessários, embora nem sempre suficientes. A implementação exitosa de reformas anticorrupção também requer que as preferências e os interesses dos envolvidos se alinhem com os objetivos da reforma, o que implica, muitas vezes, a melhoria das condições de trabalho dos agentes públicos.

Embora o combate à corrupção ruidosa seja crítico, o enfrentamento à corrupção silenciosa é crucial para a promoção do crescimento sustentado, redução da pobreza e aumento da produtividade.

Jorge Arbache foi diretor e autor principal do relatório “Silent and lethal: How quiet corruption undermines Africa’s development”, Africa Development Indicators 2010, Washington, DC: World Bank. É professor de economia da UnB e assessor econômico da presidência do BNDES. Email: jarbache@gmail.com.

© 2000 – 2013. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico. 


____________________________________________________________

Leia também:





O leilão de um só! (Ilustrado no blog do autor)

Combate à Corrupção:




Solidariedade:


Controle Social da política e dos gastos públicos:


Conscientização Política:






 




2 comentários:

  1. Achei interessante o texto lido, apesar de ter alguns comentários que no caso Brasil, poderiam ser considerados como críticos. Tenho me preocupado ao escutar de pessoas a quem reputo um amplo conhecimento político frases que informam que a nossa sociedad está perdida e que não tem jeito mesmo. Sou totalmente contra essa postura.
    Acredito que o povo brasileiro não vai poder esperar que a elite governante inicie as ações que são citadas neste artigo, tais como aumento da transparência, accountability, formação de quadros públicos qualificados em governança pública que levariam a um fortalecimento dos controles e descentralização governamental.
    O tempo urge. A solução tem que ser agora, não temos mais tempo para esperar e eu só vejo uma saída. Se cada um de nós tiver maior comprometimento com o que é nosso, que são as nossas riquezas e as nossas necessidades mais prementes e cada um de nós tomar para si a tarefa de mudar a situação atual, nós conseguiremos. Nesse ponto sou adepta da frase do Ghandi que diz "seja você a mudança que deseja no mundo."
    Mas, nós sozinhos, eu, você não conseguiremos e é aí que entra a internet, que entram as redes sociais. Em um livro, da década de 80, denominado Revolução Aquariana, isso já era previsto. Nós somos os responsáveis, eu e você, então vamos puxar esse cordão da mudança e vamos ACREDITAR.
    Um abraço
    Ana Rosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem toda razão: não podemos nos abater frente ao pessimismo, mas combater com otimismo essa deterioração dos valores da nossa sociedade. E o fazemos educando melhor nossos filhos e sendo nós mesmos a mudança que queremos ver no mundo!

      Por isso precisamos nos organizar como sociedade civil:
      http://amilcarfaria.blogspot.com.br/2012/09/a-organizacao-da-sociedade-civil.html

      Excluir

Envie seus comentários! Aqui você tem liberdade para concordar ou discordar. A moderação visa somente garantir a boa etiqueta, não a censura de conteúdo. O espaço é democrático!

Compartilhe estas ideias. Juntos faremos um Brasil melhor!